Facebook

segunda-feira, 2 de março de 2009

O anticristo cristão

Todo código de conduta moral é relativo à sociedade em que se encontra. Além da absurda tentativa de implementação de um código de conduta que remete há mais de dois milênios e o fato de que grande parte das ideologias religiosas são intolerantes para qualquer outra perspectiva da realidade, há também a pior de todas as características de uma doutrina religiosa (Pelo menos das maiores) é que a implementação de um código moral totalmente inadequado dá ao "doutrinado" uma ideologia tão forte quanto intolerante. Tratar qualquer coisa como A verdade e não UMA verdade já demonstra falta de tolerância e diálogo com outros tipos de perspectiva.
A adoção individual de um código moral pode ser extremamente benéfica, inclusive de fundo religioso, como por exemplo no caso do Tibet que o budismo
quebrou com a tradição sanguinolenta do povo tibetaono. No entanto, ao estender esse código para todas as pessoas do planeta e ao tratar como pagão todos que não compartilham da mesma ideologia transforma o bom em ditadura (no sentido ruim da palavra). O mundo está cheio de pessoas que fazem justamente isso, querem expandir seu modo de vida para todo mundo.
Talvez o sucesso dessas religiões resida justamente aí, na mediocridade humana.

*E caso discorde não esqueça que Hitler era católico.

Beijos, e fique sem Deus...

Nenhum comentário: