Facebook

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Free Box II

Acho que se George Orwell tivesse vivo ia realmente se surpreender com muita coisa.
Quer um duplipensar maior do que um cigarro chamado Free Box?
Ou um controle de privacidade maior do que o que a gente vive hoje?
Existem milhares de sites pornôs feitos só de "vacilos", a internet serve pra isso, pra expor sua vida pra todo mundo. Como um blog, um perfil de orkut ou para os mais discretos basta usar o "mestre Google". No mínimo você saberá da vida profissional completa de uma pessoa vendo o seu currículo Lattes.

A privacidade é uma ilusão.

Quando não, podemos simplesmente ser controlados como antigamente. O controle é a única coisa que não sai de moda. A educação, o sistema de saúde, o sistema carcerário, além de toda as instituições que a sociedade contemporânea criou, ainda temos a boa e velha coerção pessoal.
Se você não for bem socializado pelas instituições de controle as próprias pessoas cuidarão de lhe controlar. Pequenas coerções passam a tomar dimensões gigantescas nas nossas vidas quanto mais nos afastamos do modelo de cultura idealizado pelos membros de uma dada sociedade. Do nível micro ao macro nos tornamos apenas marionetes na grande mão do grande irmão.

2 comentários:

In.Verso.Livre disse...

Pois é!
Se nós formos parar pra pensar de forma macro na dinâmica da sociedade, é de fundir o cabeção!

E nessa era virtual, tenho até medo de saber onde vamos parar.

Sobre o O. Wilde, também sou fã dele! Só esse comentário que me deixou triste... MAS, como todo gênio, ele tinha que dar uma fora mesmo. rs Tá perdoado!

Beijo, fica na paz

Anônimo disse...

é, eu me vejo cada vez mais obrigatoriamente transparente. =/