Facebook

sábado, 3 de julho de 2010

Tom zé - Menina Jesus

Valei-me minha Menina Jesus
Minha menina Jesus
Minha Menina Jesus, valei-me
Valei-me minha Menina Jesus
Minha menina Jesus
Minha Menina Jesus, valei-me

Só volto lá a passeio
No gozo do meu recreio
só volto lá quando puder
Comprar um óculos escuros
Ou um relógio de pulso
Que marque hora e segundo
Um rádio de pilha novo
cantando coisas do mundo pra tocar
Lá no jardim da cidade
Zombando dos acanhados
Dando inveja nos barbados
E suspiros nas mocinhas
Porque pra plantar feijão
eu não volto mais pra lá
eu quero é ser Cinderela
Tocar na Televisão
Botar filho no colégio
dar picolé na merenda
Viver bem civilizado
Pagar imposto de renda
Ser eleitor registrado
ter geladeira e TV,
Carteira do ministério
Ter SIC ter R.G


Ben...............ça mãe
Deus te faça feliz
minha Menina Jesus
E te leve pra casa em paz
eu fico aqui carregando
o peso da minha Cruz
no meio dos automóveis mas
Vai, viaja foge daqui
que a a felicidade vai
atacar pela televisão
e vai felicitar felicitar
felicitar felicitar
até ninguém mais respirar
Acode minha Menina Jesus
Minha menina Jesus
minha menina Jesus Acode
Acode minha Menina Jesus
Minha menina Jesus
minha menina Jesus Acode


Poucos cantores/compositores/ escritores tem a habilidade de tirar completamente o ouvinte de onde quer que esteja para uma realidade que ele queira. Tom zé é um deles, sua música é permeada por um profundo senso de inquietude e incompletude que invade nosso universo particular de modo muitas vezes devastador, outras dotado de uma tristeza profunda, mas sempre como quem leva uma machadada na cabeça e agora pode ser livre para pensar como quiser por saber não ser essa a essência/sentido do estar sendo.
Como em Kafka o cotidiano é grande demais e a noção de infinitude transcende toda e qualquer conceituação, mostrando-a como inadequada, insatistatória e inadaptável ao objeto que se tenta descrever. A insuficiência da palavra e da música deixando em foco a incomensurável dimensão da realidade cotiana, por mais que a tenhamos como natural e sustentemos a certeza de seu porvir.

Nenhum comentário: